Notícias

20 de junho de 2023

Para você, qual a importância do potencial de produção? O que você espera da sua lavoura de soja e trigo antes de fazer a implantação?

Quando pensamos em elevados tetos produtivos para nossos cultivos, pensamos logo em, construção do perfil de solo com estruturação e fertilidade, manejo fitossanitário adequado, com a utilização de herbicidas, inseticidas, fungicidas e a genética das cultivares, e estes são pontos fundamentais que realmente precisamos dar a máxima atenção.

Agora, uma pergunta: qual fator dentro de uma lavoura, do qual não podemos influenciar após a implantação? E a resposta para esta pergunta é: O potencial que a nossa semente vai entregar no campo.

Ou seja, fazer a escolha por uma semente de qualidade pode fazer a diferença na lucratividade do seu negócio. Dentro do nosso sistema de produção existem diferentes cenários, basta posicionar as cultivares corretamente, para elas poderem expressar seu máximo potencial, na expectativa de produção de cada talhão.

Podemos escolher entre, cultivares com maior segurança e estabilidade ou com maior teto produtivo e consequentemente mais sensíveis a condições adversas no campo. Porém, algo que não podemos pecar, é na qualidade das sementes, afinal, precisamos do estande correto e uniformidade no tamanho de plantas, para conseguirmos ter mais rentabilidade.

Mas afinal, o que é uma semente de qualidade?

Na prática, o mais importante na qualidade das sementes são os atributos fisiológicos e sanitários, ou seja, sua capacidade de entregar o número de plantas nascidas desejado, com uniformidade no tamanho das plântulas e livres de doenças.

O atributo fisiológico está diretamente ligado com a germinação e o vigor, para entregarmos um estande desejado, precisamos de um índice alto de germinação. Pensado por este lado, já cumprimos o primeiro objetivo. Mas, e agora? Como obter um estande com plântulas de tamanho uniforme e livre de doenças?

Uniformidade no tamanho de plântulas está diretamente relacionado com o vigor das sementes. Sementes vigorosas têm maior capacidade de se estabelecer em condições adversas, de falta ou de excesso de água e proporcionam uma emergência mais rápida da lavora.

O benefício disso, é o menor número de plantas dominadas e menor infecção por fungos presentes no solo, já que a plântula permanece por menos tempo exposta. Além disso, devemos dar atenção ao histórico de produção das sementes. Fungos como o causador da cercosporiose (Cercospora kikuchii), por exemplo, são transmitidos através das sementes e podem diminuir a qualidade fisiológica, tanto das sementes como da planta, durante seu ciclo de desenvolvimento.

E agora? Como posso ter uma semente com máxima qualidade fisiológica e fitossanitária, que me permitirá explorar o máximo potencial da lavora e dos meus manejos?

Para garantir uma semente de qualidade na implantação das lavouras, existem processos que se iniciam muito antes do momento da semeadura. Áreas destinadas à produção de sementes recebem cuidados diferenciados, sejam eles relacionados à fertilidade e fitossanidade da área, até a colheita, processamento e armazenamento das sementes.

Isso reitera a importância de que sejam utilizadas sementes certificadas, pois são sementes produzidas especialmente para a semeadura e entregarão a campo todos os aspectos que precisamos encontrar em uma lavoura que explora o máximo potencial de produção. Com estante de plantas adequado, emergência uniforme e sanidade de plantas.

Como posso proteger o desenvolvimento inicial das plantas e manter o potencial produtivo da lavoura?

Quando planejamos a nossa lavoura, seja ela para cultivos de inverno ou verão, temos incertezas sobre quais serão as condições climáticas. Para isso, no momento da semeadura, precisamos ter a certeza de que todo investimento em qualidade de sementes seja preservado. Neste sentido, uma das principais medidas de proteção é o tratamento de sementes.

Quando em condição de falta de água a semente ficará por mais tempo no solo, até conseguir absorver água o suficiente para iniciar seu processo de germinação, estando assim por mais tempo exposta aos fungos do solo. Já em um cenário de alto volume de chuva durante o período de semeadura, a maior atividade biológica aumenta a pressão de doenças sobre a semente e a plântula, além da presença de insetos praga.

Assim, é sempre necessário adotar formas de proteção, e garantir a manutenção do potencial produtivo da lavoura. O tratamento de sementes industrial (TSI) é a forma mais tecnológica e segura para aplicação de produtos químicos nas sementes. Os equipamentos utilizados na indústria trazem uniformidade de recobrimento das sementes, entregando ao final do processo, padronização de dosagem, maior eficiência no controle dos patógenos e melhor custo benefício da aplicação.

Precisamos cada vez mais de assertividade nos investimentos. Investir em segurança e qualidade de sementes traz retorno econômico, com maior rentabilidade e sustentabilidade ao seu negócio.

 

 

Renan Peruzzo

Engenheiro Agrônomo – Unidade de Ibirubá.

  • Limpar Busca

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir