Notícias
13 de março de 2025
Colaboradoras da Cotrisoja participam de encontro do Comitê Elas pelo Coop RS
Na terça-feira, 11/03, um grupo de colaboradoras da Cotrisoja participou do encontro de celebração do primeiro ano do Comitê Elas pelo Coop RS. O evento reuniu mais de 50 mulheres para um debate sobre inclusão feminina e diversidade nas cooperativas, reforçando o compromisso com o fortalecimento da participação feminina no setor.
Participaram representando a Cotrisoja, as colaboradoras: Eunice Portella, Natália Oliveira, Simone Paulata Geller e Mônica Dal Castel. Dentro da Cotrisoja estas colaboradoras atuam na condução do Comitê A Força da Mulher Cotrisoja.
O Comitê Elas pelo Coop RS tem como objetivo incentivar o protagonismo das mulheres no cooperativismo por meio da capacitação. "Neste primeiro ano, realizamos dez reuniões e oferecemos 60 horas de formação, focadas em três pilares: liderança, desenvolvimento pessoal e cooperativismo. Hoje, além de revisitar esse percurso, projetamos nossas ações para 2025", destacou Rafaeli Minuzzi, supervisora do Sistema Ocergs e idealizadora do Comitê Elas pelo Coop RS.
A jornalista Tábata Poline, especialista em Direitos Humanos e Responsabilidade Social, foi a palestrante do evento. Seu relato inspirador sobre desafios e superação ressoou entre as participantes.
Apesar de as mulheres representarem 51% da força de trabalho nas cooperativas gaúchas, apenas 17% ocupam cargos de liderança e 8% estão em posições de presidência. Diante desse cenário, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, reforçou o compromisso de avançar na inclusão feminina. "Precisamos adotar medidas concretas, inclusive por meio da revisão dos estatutos das cooperativas. A ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando a importância do setor para um futuro sustentável e inclusivo. A equidade de gênero deve estar nesse caminho", enfatizou Hartmann.
Atualmente, o Comitê Elas pelo Coop RS conta com a participação de 44 cooperativas em 31 municípios do estado. Dessas, 29 já demonstraram interesse em criar seus próprios comitês internos, seguindo o modelo do Sistema Ocergs. "Nosso objetivo é que cada vez mais mulheres tenham referências e ferramentas para estruturar iniciativas semelhantes em suas cooperativas. Muitas organizações ainda não tratam dessa pauta, e nosso papel é fomentar esse debate", concluiu Rafaeli Minuzzi. Para 2025, já estão programados nove encontros para fortalecer essa rede de apoio e capacitação.
Galeria de Fotos
