Notícias

17 de junho de 2023

Aplicação de herbicidas na dessecação e o uso de pré-emergentes ajudam a manter a sua lavoura livre de plantas daninhas para o cultivo do trigo

O uso de herbicidas pré-emergentes se faz necessário para a preservação do potencial produtivo da cultura do trigo, através da diminuição da matocompetição inicial, causada pelas plantas daninhas e pela melhor eficiência no controle daqueles biótipos resistentes aos herbicidas utilizados na pós-emergência da cultura.

Pensando nisso, a Sul Agro Pesquisas, desenvolveu uma área experimental, utilizando herbicidas na dessecação e pré-emergentes na cultura do trigo, em nossa Unidade de Quinze de Novembro.

Nosso departamento técnico agrícola pôde acompanhar os resultados dos testes desenvolvidos na área e esclarecer aspectos importantes sobre o assunto.

Segundo, o engenheiro-agrônomo da SulAgro, Jonas Rodrigo Henckes, foi possível observar pontos significantes em relação aos manejos com plantas daninhas.

 

Mistura das formulações Cletodim e 24D

O primeiro deles, foi a importância de realizar uma boa dessecação das plantas daninhas sobressalentes na área de plantio.

No ensaio apresentando no dia, havia a presença de plantas daninhas de difícil controle, como caruru, capim-pé-de-galinha e uma alta infestação de azevém. Algo que ficou bem evidente, e que já viemos trabalhando com a equipe técnica há bastante tempo, é a questão do antagonismo, que acontece quando fazemos a mistura de formulações de Cletodim e 24D. Sabemos que temos uma perda de eficiência do Cletodim para as gramíneas, e folhas estreitas. E com esse estudo, o antagonismo ficou bem claro, pois foi possível observarmos as falhas e até a redução no controle de plantas de azevém e capim-pé-de-galinha. Em áreas que há a presença dessas plantas, recomenda-se que não seja realizada essa mistura de 24D e Cletodim, a fim de evitar essas falhas de controle.

 

Sobre o início do controle das plantas daninhas

Outro ponto que pôde ser esclarecido através das experimentações, é o momento adequado de se iniciar controle, pois, o que buscamos é sempre controlar as plantas daninhas o mais cedo possível. Quanto mais cedo conseguirmos realizar esse controle, maior vai ser a nossa eficiência de controle.

 

Utilização de herbicidas pré-emergentes na cultura do trigo

Ficou claro também, através da experimentação, a importância da utilização dos herbicidas pré-emergentes na cultura do trigo, pois ajudam a cultura se estabelecer em um solo limpo, livre de competição com plantas daninhas. O uso desses herbicidas pré emergentes, reduzem a quantidade de plantas daninhas que vão vir após o trigo se estabelecer, e isso, consequentemente, vai facilitar o manejo com a utilização dos herbicidas após a semeadura da cultura do trigo.

 

Conclusões e resultados 

Em suma, conclui-se dois pontos extremamente fundamentais: uma dessecação bem-feita e a utilização de pré emergentes são fundamentais para que na hora da semeadura do trigo, a lavoura esteja limpa e livre de competição de plantas daninhas, dado ao fato de que a competição da planta daninha com a cultura, é um dos principais fatores responsáveis pela redução da produtividade nas culturas.

Os experimentos realizados a campo, em nossa região, proporcionam capacitações e discussões técnicas junto ao departamento agrícola da Cotrisoja, E quanto maior a quantidade de informações que geramos, e repassamos para a equipe técnica, mais informações consequentemente vão chegar para o produtor;

Assim, ajudamos cada vez mais a melhorar o nosso manejo de plantas daninha, estabelecendo a cultura no limpo e evitando prejuízos para o produtor.

 

 

  • Limpar Busca

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir