Notícias
26 de junho de 2025
Cotrisoja presente no Fórum de Meio Ambiente do Cooperativismo Gaúcho
Profissionais da Cotrisoja na terça-feira, 24/06, do Fórum de Meio Ambiente do Sistema Ocergs, realizado em Cruz Alta. Representaram a cooperativa: o gerente de grãos Felipe Gatterman, o coordenador de armazenagem Evandro Hefler, a auditoria interna Cláudia Bartz e as profissionais da área de meio ambiente Eunice Portela da Silva e Tatiane Eggers Ruppenthal.
O Fórum de Meio Ambiente integra a estratégia do Sistema Ocergs de promover práticas sustentáveis e apoiar as cooperativas no atendimento às exigências legais e regulatórias, bem como aos compromissos assumidos com a Agenda ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou sobre a importância de eventos que tenham o propósito de debater o crescimento sustentável das cooperativas e as questões sociais e ambientais que norteiam os princípios do cooperativismo. Alinhado ao discurso de Hartmann, o diretor-geral da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, reforçou o compromisso da parceria da federação com o Sistema Ocergs em aprofundar aos cooperados a temática de ESG.
Sobre a programação do Fórum
O primeiro painel foi focado à apresentação do Diagnóstico ESG, ferramenta desenvolvida pelo Sistema Ocergs para apoiar as cooperativas na gestão de indicadores ambientais, sociais e de governança. A atividade contará ainda com relatos de experiências de cooperativas como a Integrada (PR) e a Cotripal (RS).
O fórum também teve um diálogo técnico e institucional com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, falou especialmente para representantes de cooperativas agropecuárias, sobre o agravamento das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul, com chuva em excesso e estiagem. Sobre isso, Camardelli falou sobre o novo Sistema de Outorga de Água e de mudanças no regramento para garantir melhorias na irrigação em tempos de seca e para situações de excesso de chuva, como licença única para os empreendimentos de portes mínimo e pequeno e a inclusão de temas de licenciamento ambiental e recursos naturais. Cooperados aproveitaram o momento para tirar dúvidas com a Sema.
O secretário também falou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), importante para diversos ramos do cooperativismo. Desde 2024, o Estado utiliza a plataforma federal, mas segue responsável pela gestão dos dados. “Os desafios estão aí, precisamos fazer diferente para seguir produzindo e estamos aqui para apoiar as cooperativas e os produtores”, garantiu o secretário.
Na parte da tarde, o evento seguiu com a participação de Eduardo Pavão, mestre em Agronegócio, que trará reflexões sobre o impacto das mudanças climáticas na agricultura, gestão de carbono e o futuro da produção sustentável. Na sequência, Karin W. Correa, engenheira agrônoma e especialista em Direito Ambiental, abordará a transição energética justa, com foco nos desafios e oportunidades para o setor elétrico cooperativo.
Além dos painéis, o Sistema OCB realizou uma apresentação sobre a participação do cooperativismo na COP 30 e outras pautas ambientais relevantes. O evento também será um espaço para articulação e planejamento do Comitê RSCOOP150bi – Ambiental e Social e do Grupo Técnico das Cooperativas Agropecuárias, reforçando o compromisso do Sistema Ocergs com o fortalecimento da agenda ambiental.
Galeria de Fotos
