Notícias

27 de dezembro de 2024

2025 será o Ano Internacional das Cooperativas

O cooperativismo é forte no mundo todo, com 3 milhões de cooperativas e 1 bilhão de cooperados. Essa relevância é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que, pela segunda vez na história, dedicará um ano inteiro ao cooperativismo. Isso mesmo: 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas — homenagem que colocará o coop no centro da agenda global, com ações de apoio da ONU a políticas públicas e acordos de cooperação técnica para fortalecer as cooperativas.

O Ano Internacional das Cooperativas também ajudará a fortalecer nossa representação institucional, que ganhará um reforço com o engajamento da ONU para garantir que nossas pautas sejam ouvidas e priorizadas em fóruns de decisões locais, regionais e globais. Entenda melhor o que temos a ganhar com essa homenagem no infográfico abaixo, feito para o RepresentaCoop — solução de fortalecimento da representação políticas das cooperativas brasileiras.

Para Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, 2025 será uma oportunidade única de promover o cooperativismo no Brasil. "O Ano Internacional das Cooperativas é uma chance inestimável para reafirmar a relevância do cooperativismo na sociedade. É hora de mostrar como nosso modelo de negócios pode colaborar para superar os desafios socioeconômicos. É hora de unir vozes, fortalecer laços e ampliar nosso impacto", declarou.

O tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, anunciado em junho deste ano, reforça o papel essencial do modelo cooperativo na solução de desafios globais. Segundo Freitas, o tema é um convite para a sociedade. “As cooperativas contribuem com a redução da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, o trabalho decente e o crescimento econômico. Expandir o conhecimento sobre o cooperativismo para que ele atue ainda mais em prol de um mundo melhor é uma das nossas principais metas”, afirmou.

O cooperativismo também terá papel central nas discussões sobre sustentabilidade durante as próximas conferências climáticas da ONU. Na COP29, que será realizada de 11 a 22 de novembro em Baku, Azerbaijão, dois painéis estão confirmados para mostrar como o modelo cooperativo se posiciona na vanguarda das soluções sustentáveis: Cooperativismo e Finanças Verdes e O Papel do Cooperativismo na Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Para a COP30, prevista para ocorrer em Belém (PA) em 2025, as expectativas são ainda maiores. “Vamos apresentar, em nosso país e para o mundo todo, iniciativas que se somam às discussões sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, destacando o papel das cooperativas na promoção de práticas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade”, enfatizou Márcio Lopes.

  • Limpar Busca

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir