Notícias
27 de maio de 2025
Vice-presidente da Cotrisoja participa de seminário sobre irrigação e segurança hídrica promovido pela FIERGS
Na terça-feira, 27/05, a Cotrisoja marcou presença no seminário promovido em Porto Alegre pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que teve como foco soluções em irrigação e segurança hídrica na agroindústria. O vice-presidente da cooperativa, Adriano José Borghetti, participou como painelista no evento, que reuniu autoridades governamentais, lideranças políticas, representantes da indústria, produtores rurais, órgãos reguladores e especialistas técnicos.
Durante o painel, Borghetti compartilhou a experiência da propriedade rural que conduz em parceria com sua família, relatando todo o processo de implementação, bem como os resultados obtidos através do uso de sistema de irrigação por pivô central. Ele ainda destacou a importância de outras ações conectadas com a irrigação, entre elas o planejamento técnico de manejos desenvolvido através da equipe agronômica da Cotrisoja.
O Seminário foi promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Conselho da Agroindústria (CONAGRO). Além de Adriano, participaram do evento como painelistas: Marjorie Kauffmann, secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Edivilson Brum, secretário da Agricultura do RS, José Roberto Goulart, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (Sips), Gabriel Simioni, diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Cristiano Prass, chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fepam, Tiago Kuntz, gerente na Cotripal Agropecuária Cooperativa, e Alejandro Meyer, gerente corporativo PD&I da Fockink.
Os debates tiveram como moderadores Alexandre Guerra, coordenador do Conagro-FIERGS e Tiago Pereira Neto, executivo do Conagro-FIERGS.
O investimento em práticas de irrigação é apontado como uma importante ferramenta para aumentar a produtividade e a competitividade na agroindústria gaúcha, ajudando a mitigar os prejuízos bilionários causados por eventos climáticos extremos. Somente entre 2020 e 2024, o agronegócio do estado sofreu perdas de R$ 319 bilhões devido à estiagem, conforme estimativa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).
Na visão do presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, a irrigação é um dos suportes para a estabilidade econômica, social e ambiental do estado. Por isso, considera fundamental desenvolver medidas estratégicas urgentes para lidar com o problema e garantir a competitividade do setor. “A irrigação é o maior seguro que podemos dar, não só para a agricultura gaúcha, mas também para as nossas indústrias”, enfatizou.
Fotos: Sistema Fiergs