Notícias
15 de junho de 2023
Manejos para altas produtividades de trigo
O trigo é uma das culturas mais antigas cultivadas no mundo. Por ser fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico, apresenta grande papel na alimentação humana, podendo ser consumido de diversas formas.
A plantação de trigo no Brasil assume a 15ª posição de produção no ranking de produção mundial. Porém, há espaço para crescimento tanto em área, quanto em produtividade. Para isso, é necessário planejamento adequado e utilizar técnicas para o plantio do trigo correto.
O primeiro passo para uma boa produção, é a escolha da variedade, onde a mesma, deve-se encaixar no sistema de produção de sua lavoura, levando em consideração: fertilidade do solo, época de semeadura, ciclo da cultivar, resistência a doenças e principalmente, alto desempenho no campo de produtividade.
Após fazer o planejamento e ter definido a variedade, devemos então, preparar o solo para receber a cultura, sendo assim, fazendo uma boa dessecação na área, para termos um plantio no limpo, livre de mato competição.
Geralmente, a adubação fertilizantes NPK e com micronutrientes para a cultura do trigo é realizada no sulco de semeadura. O suprimento de nitrogênio é complementado em uma ou duas aplicações de cobertura. A adubação nitrogenada é a mais demandada pela planta de trigo. Sua dose recomendada varia em função de vários fatores. O teor de matéria orgânica do solo, cultura precedente, região climática e a expectativa de rendimento de grãos são alguns exemplos. O nitrogênio é aplicado em cobertura entre as fases de perfilamento e alongamento do colmo da cultura.
Por fim, devemos então nos atentar ao manejo fitossanitário, baseando-se na prevenção, criando condições que desfavoreçam o surgimento de doenças e pragas nas plantas cultivadas.
Para obter resultados favoráveis na cultura do trigo, contate o departamento técnico da Cotrisoja, para o auxílio adequado no planejamento de sua lavoura, visando alcançar altas produtividades de trigo.
Dionisio Corazza Neto
Engenheiro Agrônomo – Unidade de Tapera