Notícias
31 de outubro de 2025
Jovens da Cotrisoja concluem o Programa Gestores do Futuro da CCGL
Doze jovens ligados a produção de leite através da Cotrisoja, participaram do Programa Gestores do Futuro, promovido pela CCGL. O encontro de encerramento do programa aconteceu na quinta-feira, 30/10, em Cruz Alta, e foi acompanhado pelo gerente de produção animal da cooperativa, Henrique Mota.
O Gestores do Futuro foi idealizado pela área de Difusão de Tecnologias da CCGL e tem como propósito formar e qualificar jovens para a gestão das propriedades leiteiras. O conteúdo dos módulos abordou temas como nutrição de bovinos, fertilidade do solo, produção de volumosos, gestão, tecnologia e qualidade do leite, sempre com foco na inovação, sustentabilidade e eficiência. Os jovens ligados à Cotrisoja que participaram da iniciativa foram:
Alisson Ricardo Schwade 
Lara Luiza Conrad Heuert 
Hana Laura Conrad Heuert 
Vanessa Assis Dalla Vecchia
Carlos Eduardo Pietrowski Dill 
Nubia Kananda Gehrcke 
Robson Gustavo Fauro 
Jaine Isabel Gehrcke 
Joel Jacoby 
Kleberson Leonardo Schafer 
Igor Gabriel Schwade 
Camila Löser
O gerente de Produção Animal da Cotrisoja, Henrique Mota, acompanhou a aula de encerramento e destacou a importância do apoio da cooperativa no desenvolvimento da sucessão e na formação de novos profissionais. “Investir na capacitação dos nossos jovens é fundamental para que adquiram conhecimento e possam aplicar novas práticas, aumentando a produtividade e garantindo a continuidade da atividade”, afirmou.
Para o presidente da CCGL, Caio Vianna, o Programa Gestores do Futuro representa um salto sem precedentes ao preparar e qualificar jovens produtores, investindo em educação e repasse de conteúdos curriculares, que certamente transformarão o sistema de produção de leite ao unir a energia, entusiasmo e disposição para mudanças que caracterizam as novas gerações com a tecnologia digital, agilidade na comunicação e conhecimento técnico dos instrutores CCGL, para um gerenciamento moderno e conectado das propriedades. "Estamos formando a primeira turma de alunos, que para uma ideia inicial de 30 vagas, tivemos a adesão de 160 alunos, que desde o início do curso até agora, tiveram um incremento de 19% na produção de suas propriedades. Nada pode ser mais gratificante do que um programa que “ensina a pescar" e "não dá o peixe” como o assistencialismo" disse.
A voz dos participantes reforça a necessidade do projeto. Jaíne Gerke, aluna da turma, expressou: "Sempre esperei uma iniciativa das cooperativas que incentivasse a sucessão nas propriedades e qualificasse os jovens, e a CCGL fez isso. Agradeço muito a oportunidade."
A Gerente de Operações da Cooperativa, Silvana Trindade, explica que a iniciativa cria um espaço de aprendizado e de diálogo sobre o futuro. “Percebemos um grande entusiasmo por parte dos jovens e de suas famílias. O programa cria um ambiente de aprendizado e diálogo sobre o futuro, permitindo que as novas gerações enxerguem a atividade leiteira como um negócio rentável e sustentável. Essa visão fortalece o cooperativismo e assegura a continuidade do trabalho iniciado por seus pais e avós, destacou Silvana.
Para a CCGL, o Gestores do Futuro representa mais do que um programa de capacitação: é um investimento direto na continuidade do cooperativismo, na valorização das famílias produtoras e na profissionalização da gestão no campo. A iniciativa fortalece o setor leiteiro e reafirma o compromisso da cooperativa com a inovação e o desenvolvimento sustentável do agronegócio gaúcho.
Galeria de Fotos











