Acesse a página da OUVIDORIA e envie sua sugestão, elogio ou reclamação. Estamos aqui para ouvir você!
Acessar
Tapera/RS: Tempo limpo
Lagoa dos Três Cantos/RS: Tempo limpo
Selbach/RS: Tempo limpo
Victor Graeff/RS: Tempo limpo
Quinze de Novembro/RS: Tempo limpo
Ibirubá/RS: Tempo limpo
Jóia/RS: Tempo limpo
Tapera/RS: Tempo limpo
Lagoa dos Três Cantos/RS: Tempo limpo
Selbach/RS: Tempo limpo
Victor Graeff/RS: Tempo limpo
Quinze de Novembro/RS: Tempo limpo
Ibirubá/RS: Tempo limpo
Jóia/RS: Tempo limpo

Notícias

14 de maio de 2025

Curso sobre boas práticas na aplicação de herbicidas hormonais reúne produtores em Jóia

A Cotrisoja, em parceria com a BioAgreen, promoveu durante os dias 13 e 14 de maio, em Jóia um curso sobre boas práticas na aplicação de herbicidas hormonais. A iniciativa teve como objetivo orientar e capacitar os participantes para o uso correto desses produtos, respeitando a legislação vigente.

Durante o treinamento, foram abordados temas como manejo adequado, condições climáticas ideais para aplicação, regulagens de equipamentos, deriva, riscos de contaminação ambiental e as exigências legais para o uso seguro dos herbicidas hormonais.

Os herbicidas hormonais são defensivos agrícolas utilizados principalmente no controle de plantas daninhas de folhas largas. Eles atuam simulando o crescimento desordenado dessas plantas, levando-as à morte. Devido à sua alta eficiência e também à sensibilidade de culturas vizinhas, seu uso exige cuidados específicos para evitar problemas com deriva: quando o produto atinge áreas não-alvo, podendo causar prejuízos em lavouras vizinhas.

No Rio Grande do Sul, a aplicação desses produtos é regulamentada por uma instrução normativa, que obriga a capacitação de aplicadores e o cumprimento de uma série de requisitos técnicos e legais. A legislação prevê ainda o cadastro de propriedades e aplicadores junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, além do respeito às condições climáticas ideais no momento da aplicação.
Para a Cotrisoja, oferecer capacitação contínua aos seus associados e clientes é um compromisso com o desenvolvimento responsável do agronegócio. “Mais do que cumprir uma exigência legal, queremos orientar para o uso consciente e seguro dessas tecnologias” destaca o coordenador técnico da Cotrisoja, Jonathan Hubner.

Além do curso em Jóia, recentemente houve uma capacitação em Ibirubá e outra turma deverá ser capacitada durante o mês de julho em Tapera.

  • Limpar Busca

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir