Notícias

4 de maio de 2023

Cotrisoja entrega premiações aos ganhadores do seu 1º Concurso de Silagem

A cooperativa em parceria com a Agroceres, promoveu o 1º Concurso de Silagem Cotrisoja, premiando os vencedores e reconhecendo o empenho dos participantes nesta primeira edição do concurso.

O projeto teve por objetivo promover a cadeia de produção de silagem de milho, além de incentivar o desenvolvimento da produção agrária. Por meio do uso de insumos e tecnologias, o concurso também visou melhorar a quantidade e qualidade do alimento produzido para a alimentação dos bovinos, tanto para a produção de leite, quanto de carne.

“O Concurso de Silagem foi idealizado com o intuito de estarmos aprimorando a silagem da região, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos produtos, e também com a finalidade de sabermos o que o produtor tem a oferecer, o que facilita a construção da dieta dos animais, pois a silagem, é a principal fonte de alimentação do rabanho no período de entressafra”, explica o gerente da Fábrica de Rações, Henrique Forgearini Mota.

A realização do projeto, além de beneficiar os associados Cotrisoja, agregou conhecimento técnico, tanto para o departamento agrícola, quanto veterinário.

“Com esse Concurso, tivemos uma melhor percepção através das análises técnicas sobre a qualidade da silagem, especialmente a questão de amido, processos que foram valorizados no concurso e que vão beneficiar a propriedade dos nossos produtores”, enfatiza a engenheira agrônoma, Fernanda Gabriela Demaman.

Participação dos associados

Neste lançamento, a cooperativa contou com a participação de quase 50 produtores, que puderam inscrever suas produções na categoria sequeiro ou irrigado. Os associados premiados foram:

Categoria Sequeiro

1º lugar – associado Darci Wentz, Unidade de Esquina São José;
2° lugar – associado Herberto Gaedicke, Unidade de Esquina São José;
3º lugar – associado Adriano Luiz Shwade, Unidade de Linha Floresta.

Categoria Irrigado

1º lugar – associado Renan Roesler, Unidade de Santa Clara do Ingaí;
2º lugar – associado Fernando Formentini, Unidade de Esquina São José;
3º lugar – associado Silmir Jair Jost, Unidade de Tapera.

“A ideia do concurso foi muito bem recebida pelos nossos associados, gostaria de agradecer a todos que participaram, e essa conquista, é um trabalho de anos que viemos desenvolvendo”, agradece a gerente da Unidade de Santa Clara do Ingaí, Cristina Muller Klaesener Prass.

Vencendo as adversidades do tempo

Apesar dos empecilhos ocasionados pela escassez das chuvas, durante o período de desenvolvimento da cultura do milho, algumas produções sequeiras obtiveram bons resultados, como foi o caso dos associados Darci e Matheus Wentz, de Esquina São José, que conquistaram o primeiro lugar do concurso na categoria sequeiro.

“O crescimento do milho foi sofrido e lento, mas com as chuvas que vieram nas horas certas, a produção teve a massa desejada e a qualidade foi surpreendente. Para mim, foi muito gratificante participar desse concurso, gostaria de agradecer a Cotrisoja e a todos os envolvidos, pois é um incentivo que o produtor de leite precisa ter, e a cooperativa compreende essa necessidade”.

Assistência técnica auxiliou na conquista dos resultados em silagem

Outro fator que acrescentou no sucesso do concurso e na receptividade dessa ideia, foi a competência da assistência técnica da cooperativa no processo de produção da silagem, como enfatiza o associado Rosemar Roesler, de Santa Clara do Ingaí, que representou o filho, Renan, na oportunidade.

“Tivemos uma assistência técnica muito boa. Foi ótimo participar desse primeiro Concurso de Silagem e fico muito feliz em ser premiado”.

Conquistando três premiações, a Unidade de Esquina São José, foi destaque nesse 1º Concurso de Silagem.

“Nós fomos muito bem agraciados, é um momento muito feliz para a nossa unidade, por termos três associados premiados no concurso, ficamos realizados com o resultado desse trabalho e vermos que estamos no caminho certo”, comemora a gerente, Georgia Luiza Maldaner.

Sucesso da primeira edição

Quanto melhor a silagem, mais retorno o produtor terá com seu rebanho leiteiro, e a iniciativa propõe o suporte e incentivo ao associado de continuar a investir em qualidade.

“Sempre frisamos, que na hora de fazer silagem, é necessário o produtor usar tecnologias, escolher híbridos que são comprovados e que dão resultados, pois temos híbridos que apresentam um custo-benefício muito interessante, onde conseguimos produzir mais leite, com menor custo. Essa é a ideia da cooperativa, trazer menor custo para o produtor para ele ganhar mais dinheiro. Fiquei muito contente com a maciça participação dos associados, e é bom saber que o nosso produtor está seguindo os processos certos e cortando no tempo adequado, é o sinal que todo treinamento e palestras proporcionados, apresentam resultados. É uma satisfação para o nosso departamento agropecuário que o produtor esteja obtendo sucesso em sua propriedade”, avalia Mota.

O evento, contou com a presença de todos os participantes, que receberam um certificado de reconhecimento, pela participação no 1º Concurso de Silagem Cotrisoja, e o lançamento da segunda edição é prevista para o início do segundo semestre de 2023.

 

 

 

  • Limpar Busca

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir