Notícias

25 de julho de 2023

Colonos e motoristas: duas forças que movem a terra

Nesta semana, comemoramos a data dedicada as duas classes que partilham de uma mesma missão: ser protagonista do progresso e desenvolvimento do nosso país, e que estão diretamente ligadas às atividades da Cotrisoja: colonos, motoristas e agricultores.

Do amanhecer ao entardecer, faça chuva ou faça sol, colonos e motoristas garantem o sustento dos nossos lares, com esforço e dedicação. Movem nossa região rumo ao futuro, impulsionando o comércio local e melhorando as condições socioeconômicas das nossas comunidades.

Acompanhamos diariamente a rotina e o crescimento dos nossos associados e colaboradores, e para esse dia especial, visitamos o nosso associado e produtor rural Delcir Luis Ludwig, de Bela Vista, Selbach, e conversamos com o nosso colaborador e motorista, Lindomar Fiuza Radke, evidenciando a importância e a dedicação destas duas classes.

 

A motivação por trás da profissão

Muito além da escolha da profissão, a paixão pelo campo vem de berço, e o associado Delcir, vem de raízes fortes com a terra. Filho de agricultores, desempenha o trabalho rural desde os 11 anos de idade, quando aos poucos, começou a ajudar seu pai na lavoura. Com o passar dos anos, iniciou na produção leiteira, onde acompanhado de sua esposa, Elci Mai Ludwig (natural de Linha Floresta, Selbach), desenvolve as atividades da sua propriedade.

“Aprendi a lidar com as plantas e sempre ajudei desde pequena, a mãe e o pai, esse ensinamento vem de casa”, relata Elci, que também é filha de agricultores.

Delcir e Elci, estão casados há cerca de 13 anos, e têm uma filha, Vitória, de 12 anos, que atualmente, cursa o ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Ancelmo, na comunidade vizinha, Linha Floresta.

Em sua propriedade, além da produção leiteira, onde por hora, têm em lactação cerca de 34 vacas, a família trabalha com a cultura de pastagens de inverno e verão, milho para silagem e soja.

Assim como a família Ludwig, outra pessoa movida pelo apreço ao que faz é Lindomar Fiuza Radke, motorista que integra a equipe de logística da Cotrisoja.

Natural de Tapera, reside na cidade de Campos Borges, onde constituiu uma bela família. Recentemente, foi pai pela terceira vez, e está construindo sua casa própria, ao lado de sua esposa, Bruna Oliveira Soares. Durante a semana, Lindomar reside em Tapera, e aos finais de semana, regressa para o aconchego do seu lar. “Campos Borges é uma cidade tranquila de se viver”, destaca ele.

O esforço e dedicação de Lindomar é fruto do seu amor pela profissão.

“O que me motiva a ser motorista é a paixão pelo que eu faço, acredito, que temos que gostar do que fazemos, senão, não dá certo”.

 

As adversidades do campo e da estrada

Assim como outros segmentos, ambas profissões também possuem suas próprias adversidades e desafios, que são enfrentados diariamente com a expectativa de dias melhores. Nossos produtores, vivem expostos a riscos como variações climáticas, estiagens , geadas, granizo e tempestades, que podem prejudicar a produção e causar perdas significativas.

“Trabalhar com agricultura é muito bom, apesar das dificuldades. Nos últimos anos, tivemos que lidar com a falta de chuva e com o granizo, mas felizmente, esses momentos passam, e o importante é termos saúde para seguirmos em frente” comenta Delcir

Em dezembro de 2022, a propriedade dos Ludwig foi atingida pelo granizo, e para superar esse momento tão difícil, eles contaram com o apoio da Cotrisoja.

“Naquela época, a Cotrisoja, ajudou os associados, parcelando insumos sem juros, para o pagamento na safra, para quem precisou replantar suas lavouras por causa do granizo. Foi uma ação muito importante que a cooperativa fez, e faz, e que ajuda no nosso desenvolvimento” diz o produtor.

Os motoristas, também convivem com seus próprios desafios, enfrentando situações como tráfego intenso, riscos das estradas e a distância da família. A motivação de Lindomar, de realizar um serviço bem-feito e seguro, é o pensamento de voltar para casa e para a sua família.

“Nessa profissão, nos acostumamos com essas rotinas, e precisamos ter muito cuidado e paciência. Quando estamos longe, o que mais sentimos falta, é da família, é por ela que tomamos cuidado e zelamos pela nossa segurança”.

 

O futuro na mão de quem faz

Apesar dos riscos, a jornada dos motoristas e colonos continua, dia a dia, cultivando o alimento e garantindo que ele chegue até a nossa mesa, com o suporte da nossa cooperativa. Atuando há 5 anos na Cotrisoja, Lindomar, soma mais de 16 anos de experiência, e auxilia no transporte de grãos e insumos para toda região sul do país.

Delcir, é associado há cerca de 30 anos, e presenciou o crescimento e desenvolvimento da Cotrisoja durante todos esses anos.

“O atendimento, tanto agrícola como veterinário, é excelente, e trabalhamos cada vez mais com a cooperativa. Gosto de ir até Floresta (Unidade), sou sempre bem recebido e me sinto em casa. A Cotrisoja, para nós, representa família”.

Segundo a família Ludwig, trabalhar junto a Cotrisoja torna-se cada dia mais fácil e rentável a sua propriedade.

“Podemos ligar na unidade e deixar tudo encomendando e agendado. Eles realizam a entrega em nossa propriedade, o que facilita muito, pois, não precisamos nos deslocar, e ganhamos tempo e agilidade que podem ser aplicados em outras atividades da nossa propriedade”, conclui Delcir.

Ao celebrar a data, a direção da Cotrisoja parabeniza a todos os colonos, agricultores e motoristas. Conforme o presidente do Conselho de Administração, Cristiano Scher.

“Parabenizo todos os colonos, motoristas e agricultores pelo seu dia, profissionais importantes para a Cotrisoja, pois, são eles que fazem toda a nossa existência desde 1966,quando a Cotrisoja foi fundada. O colono é a razão da nossa existência, junto com o motorista, que é quem transporta toda a nossa produção, traz todos os insumos para a Cotrisoja e leva até a casa do produtor. São duas classes que movimentam o nosso dia a dia, e seguem sempre, apesar de todas as adversidades e dificuldades, batalhando e gerando resultados para a região, para a cooperativa e para todo o agronegócio, essas duas classes estão de parabéns nesse dia tão importante”.

 

 

  • Limpar Busca

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir