Notícias
23 de julho de 2025
Argentina torna obrigatório seguro viagem para turistas: entenda o que muda para os brasileiros
A partir deste mês de julho, turistas estrangeiros que desejam entrar na Argentina — incluindo os brasileiros — precisam apresentar um seguro viagem com cobertura médica válida durante todo o período de permanência no país. A exigência passou a valer após a publicação do Decreto 366/2025, uma medida do governo argentino que visa preservar o sistema público de saúde, responsável por atender milhares de visitantes nos últimos anos.
A decisão foi tomada após um levantamento do Ministério da Saúde da Argentina apontar que, somente em 2024, mais de 114 bilhões de pesos foram gastos com atendimentos médicos a estrangeiros. Com o novo regulamento, quem não apresentar a apólice de seguro poderá ser impedido de entrar no país ou terá que contratar um plano emergencial ainda na fronteira.
A medida é válida para todos os pontos de entrada no território argentino — aeroportos, rodovias e fronteiras terrestres.
O que o seguro deve cobrir?
As autoridades argentinas recomendam que o seguro viagem tenha cobertura mínima entre US$ 15 mil e US$ 30 mil, incluindo: Atendimento médico emergencial e hospitalar; Repatriação médica e funerária; Assistência em casos de COVID-19; Cobertura para extravio de bagagem e assistência jurídica.
Além disso, a contratação do seguro é recomendada mesmo para viagens curtas ou bate-voltas, uma vez que a fiscalização poderá ocorrer em qualquer ponto de entrada.
Além de atender à nova exigência legal, o seguro garante segurança e economia ao viajante em situações inesperadas. Sem o respaldo de uma apólice, custos com atendimento médico no exterior podem ultrapassar facilmente a casa dos milhares de dólares.
Disponível na Cotrisoja
Os associados e clientes da Cotrisoja já podem contratar o seguro viagem com cobertura internacional diretamente com a cooperativa. A iniciativa visa facilitar o acesso à proteção necessária para quem deseja viajar com tranquilidade e cumprir as novas exigências das autoridades argentinas. Interessados também podem entrar em contato diretamente pelo WhatsApp no número (54) 9 9714-1325
Galeria de Fotos
