Acesse a página da OUVIDORIA e envie sua sugestão, elogio ou reclamação. Estamos aqui para ouvir você!
Acessar
Tapera/RS: Tempo limpo
Lagoa dos Três Cantos/RS: Tempo limpo
Selbach/RS: Tempo limpo
Victor Graeff/RS: Tempo limpo
Quinze de Novembro/RS: Tempo limpo
Ibirubá/RS: Tempo limpo
Jóia/RS: Tempo limpo
Tapera/RS: Tempo limpo
Lagoa dos Três Cantos/RS: Tempo limpo
Selbach/RS: Tempo limpo
Victor Graeff/RS: Tempo limpo
Quinze de Novembro/RS: Tempo limpo
Ibirubá/RS: Tempo limpo
Jóia/RS: Tempo limpo

Notícias

30 de julho de 2025

Aumento da mistura de etanol e biodiesel entra em vigor a partir de agosto de 2025

A partir de 1º de agosto de 2025, entram em vigor as novas diretrizes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para os combustíveis no Brasil. As medidas definem 30% de etanol anidro na gasolina comum (E30), contra os atuais 27%, e 15% de biodiesel no diesel (B15), avanço em relação aos 14% vigentes atualmente.

A ANP, com base na Resolução nº 9, de 25 de junho de 2025, ficou encarregada de ajustar as especificações técnicas e promover o debate público para avaliar o impacto dessas mudanças na qualidade dos combustíveis.

A nova gasolina, conhecida como E30, promete maior octanagem, o que na prática melhora a performance dos motores, principalmente os mais modernos e com tecnologia de injeção direta ou turboalimentados. O aumento do índice de octanas — RON mínimo subindo de 93 para 94 — contribui para uma queima mais eficiente, com respostas mais rápidas ao acelerador e redução de batidas de pino, problema comum em motores sob esforço.

Segundo a ANP, as montadoras apoiam a mudança e já projetam veículos calibrados para o novo padrão, o que pode se refletir, inclusive, em melhores índices de autonomia por litro em certas condições de uso. Embora o etanol tenha menor poder calorífico que a gasolina pura, a eficiência da nova mistura E30 pode compensar esse fator. Estudos apresentados pelo setor técnico apontam que a diferença no consumo deve ser mínima ou nula em veículos adaptados, especialmente com manutenção em dia.

Para quem utiliza veículos a diesel, o aumento de biodiesel de 14% para 15% exige atenção. A nova mistura pode ser mais suscetível à formação de borra e à absorção de umidade, especialmente em caminhões, tratores e veículos que ficam parados por longos períodos.

A recomendação é redobrar os cuidados com filtros, limpeza de tanques e trocas de óleo em dia. Por outro lado, o B15 também oferece melhor lubrificação ao sistema de injeção, o que pode aumentar a vida útil de componentes.

  • Limpar Busca

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições e também com os Termos de Uso de nosso website.
Prosseguir